Neste site conhecerás o Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – GEECAF. Esse é um grupo de pesquisa em Educação abrigado pelo Instituto de Educação, CEAMECIM, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental e Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

O GEECAF dedica-se a pesquisas no campo da Educação, Escola, Filosofia e Educação Ambiental, tendo como principal intercessora a Filosofia da Diferença, a partir dos estudos de Friedrich Nietzsche, Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari.

HISTÓRICO

O GEECAF foi criado em 2009 na FURG, articulado ao Instituto de Educação, ao CEAMECIM e aos PPG’s Educação Ambiental (PPGEA) e Educação em Ciências (PPGEC) da FURG. (22 +  23 + 24 + 25)

Iniciou suas atividades com uma pesquisadora, uma bolsista de iniciação científica do CNPq e três mestrandas (uma vinculada ao PPGEA e duas vinculadas ao PPGEC). Pouco a pouco o grupo foi se avolumando tanto no que se refere a recursos humanos quanto ao que se refere a produção científica e visibilidade na comunidade acadêmica.

Atualmente, se vincula ao GEEAF quinze pesquisadores, de diferentes instituições, quais sejam: Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Universidade Federal Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, campus Litoral Norte; Universidade Federal de Pelotas – UFPel; Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC);  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Riograndense – IFSUL, campus Pelotas; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, campus Bento Gonçalves; Universidade Ibirapuera, São Paulo. (26 + 27 + 28 + 29 + 30 + 31 + 39)

No ano de 2020, também compõe o grupo os alunos de iniciação científica (6), de Mestrado (13) e de Doutorado (6) de diferentes instituições de ensino superior, nas quais os pesquisadores do Geecaf estão vinculados. As temáticas dos estudos versam sobre as problemáticas no campo educacional, tendo como lente teórica os estudos da Filosofia da Diferença.

Contamos com financiamento de pesquisa desde o ano de 2010 com editais aprovados na CAPES (Observatório da Educação 2010-2015 e Pós-Doutorado Sênior no Exterior 2017-2018); na FAPERGS (Recém-Doutor 2010-2012) e no CNPq (Ciências Humanas e Sociais 2010-2012; 2012-2014; Universal 2014-2017; Universal 2018-2021). (32 + 33 + 34)

Foram finalizados, até 2019, nove teses de Doutorado; vinte e três dissertações de Mestrado; vinte e quatro trabalhos de conclusão de curso.

Em 2017 o Geecaf ampliou suas ações e teve uma boa visibilidade internacional, vinculando-se a Universidad de Murcia, na Espanha. A coordenadora do Grupo realizou seu Estágio Pós-Doutoral, com o projeto de pesquisa “Estratégias Biopolíticas e Educação Ambiental” (2017-2018), contando com financiamento de pesquisa da CAPES e possibilitando uma aderência do grupo a pesquisas internacionais. Tais ações deram frutos enquanto vínculos institucionais com a Espanha, produções científicas em periódicos e apresentações de trabalhos e palestras nesse país. Além disso, o Geecaf tem vínculo institucional com a Universidad de la República, no Uruguai (UDELAR), realizando atividades junto ao projeto de investigação “Arte e Educação Ambiental na composição da vida” (desde 2018). Realiza-se cursos de formação para profissionais do ensino superior que se vincula a problematizar Arte e Filosofia, na esteira dos estudos da Filosofia da Diferença. (35 + 36 + 37 + 38)

Desde 2010, o GEECAF dedica-se a atender escolas públicas e privadas da região sul do Rio Grande do Sul. Foram realizados cursos para professores e gestão escolar em São José do Norte (2010) e Rio Grande (2010; 2012; 2014; 2016 e 2018), além de atividades vinculadas a estudantes da Educação Básica. Tais ações são oferecidas no interior do CEAMECIM, tais como “Hora do Conto” (para alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental) e “Aprendendo com Imagens” (para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio). (IMAGENS DAS ATIVIDADES DO GEECAF NAS ESCOLA) 8 + 9 + 10 +11

Em 2016 realizamos atividades vinculadas a Escola Municipal de Educação Infantil Déborah Thomé Sayão, atendendo professores e gestão escolar no interior da própria escola. Em 2019, atendeu-se com exclusividade a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir de Souza Braga, com atividades vinculadas a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. (3 DEBORAH TOMÉ SAYÃO + 4 ZENIR DE SOUZA BRAGA)

O atendimento às escolas é uma das prioridades das atividades realizadas no Geecaf. Trata-se de colocar em discussão, junto com a comunidade escolar, as problematizações dos estudos que produzimos no interior do nosso coletivo, buscando pensar caminhos outros, modos outros de fazer escola.

No que se refere a produção científica, desde sua criação, em 2009, foram publicados mais de cem artigos científicos em periódicos qualificados da Educação; inúmeras apresentações de trabalhos; palestras e participações em eventos da área da Educação. Realizou-se ainda a produção de mais de quarenta capítulos de livros. Todas essas ações favorecem o fortalecimento e a inserção do GEECAF enquanto um grupo de pesquisa que tem se destacado na seara educacional, por sua preocupação com a leitura atenta e a problematização da Filosofia da Diferença na sua contribuição com a Educação e a Filosofia, na intersecção com a escola.

Em 2018, GEECAF levou adiante a produção de um livro que contribui fortemente para disseminar a produção do filósofo francês Michel Foucault na relação com a Educação, Escola e Educação Ambiental. Neste livro reunimos alguns dos pesquisadores do campo da Educação Ambiental que vêm potencializando seus trabalhos a partir do pensamento foucaultiano. Encontram-se ali diferentes universidades, grupos de pesquisa, investigações que têm como objeto de estudos a Educação, e em particular a Educação Ambiental, e como escopo teórico as filosofias da diferença com um forte acento no pensamento do filósofo francês. O trabalho foi construído a partir de um convênio entre Brasil – Universidade Federal do Rio Grande (Furg) – e Espanha – Universidad de Murcia (UM). Trata-se de dois grupos de investigação que tomam os estudos de Michel Foucault e as questões ambientais como seu campo de estudos, a saber, Grupo de Estudos Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia – Furg – e Filosofía y Mundo Contemporáneo – UM. A partir daí, mais 12 universidades, dez Programas de Pós-Graduação em Educação e 17 grupos de investigação que compuseram esse projeto, levando adiante a escrita deste livro. Seu maior objetivo é evidenciar ao leitor a potência dos estudos de Foucault para pensar as questões ambientais que se apresenta na nossa atualidade. (2 LIVRO)

As ações do GEECAF são compostas no intuito de potencializar os espaços em que nos situamos como professores e estudantes do campo da Educação. Nosso objetivo maior é pensar, problematicamente, as questões educacionais que nos chegam. Trata-se de potencializar em nós aquilo que Nietzsche e Foucault nos ensinaram: a duvidar das verdades e produzir fissuras nos espaços educacionais. A aposta é em uma educação política que nos enche de vida, entremeada à filosofia.